Home

 

 

 

 

 

Cowboys & Frenchmen
Our Highway
CD
Outside In Music 2021

 

 

Cowboys & Frenchmen – o nome da banda, retirado do título de uma pouco vista «curta» de David Lynch, sugere um universo temático mais poroso que o típico no Jazz, funcionando como um colectivo e não uma banda com um líder.
Enfim, chegados a 2019, todos os temas do terceiro álbum (editado em 2021) – Our Highway – pertencem todos a um dos sopros, Ethan Helm, mesmo se todos colaboram e se este é um disco atípico.
Our Highway tem a particularidade de ter nascido como um vídeo, para onde todos os membros do colectivo transportaram uma visão da América que é a do músico ao longo das tournées, onde apenas a música logra unir as pessoas.
Visão transitória, que não se detém. A América que os olhos fugidios divisam, as paisagens e as pessoas que os olhos e os ouvidos do músico vêm e ouvem quando vagueiam pela América. A música regista essas imagens nómadas, as imagens das cidades e do interior dessa América de contrastes. «É uma visão do país através dos nossos olhos pelas janelas da minivan da banda», diz Helm.
Os elementos e as formas explicitam-se e mesclam-se instáveis: paisagens bucólicas sucedem-se a riffs nervosos, melopeias folk são cortadas pelos solos caóticos dos saxofones, salmos épicos são argumento de chorus e ternas baladas abandonam-se num impulsivo bop.
Our Highway é a versão sonora (e não a banda sonora) desse deambular pela América, e ela vale por si mesma. Música de enorme carga imagética, cheia, emocionante e inquieta.    

Ethan Helm (s)
Owen Broder (s)
Addison Frei (p)
Ethan O'Reilly (b)
Matt Honor (bat)